Spartania894

  • Free

  • In brazil
  • V 9
  • 10

    (184 )

Spartania é uma antiga cidade-estado grega localizada na região da Lacônia, na península do Peloponeso. Conhecida por seu poderoso exército e sua sociedade altamente militarizada, Spartania era governada por duas dinastias reais, os Agiadas e os Euripontídeos.

A sociedade espartana era rigidamente dividida em diversas classes sociais, sendo os esparciatas (cidadãos de pleno direito), os periecos (habitantes livres não cidadãos) e os hilotas (escravos do Estado) as principais categorias. Os esparciatas eram treinados desde a infância para se tornarem soldados ferozes e proficientes, dedicados ao serviço militar e à defesa da cidade-estado.

Além de seu renomado exército, Spartania também era conhecida por sua educação espartana, que enfatizava a disciplina, a obediência e a resistência física. As mulheres espartanas também eram treinadas em atividades físicas e intelectuais, desfrutando de uma posição mais igualitária em relação às mulheres de outras cidades-estado gregas.

Apesar de sua reputação militar e disciplinada, Spartania também era conhecida por sua relativa falta de interesse pela arte, cultura e filosofia, se destacando pela sua abordagem pragmática e austera à vida. A cidade-estado entrou em declínio após sua derrota na Batalha de Leuctra em 371 a.C. perante a cidade rival de Tebas, e eventualmente foi absorvida pelo Império Romano.